Perca o medo das hemorroidas
Hemorróidas ou mamilos hemorroidários, são vasos ou coxins vasculares presentes no canal anal. Funcionam como “almofadinhas” revestindo o canal anal, permitindo que este se mantenha fechado, abrindo-se no momento da evacuação.
Todos nós nascemos com esta anatomia, ou seja, com estes vasos. Diferentemente do que muitos imaginam, as hemorroidas não são varizes. Varizes são vasos venosos, enquanto as hemorroidas são uma mistura de veias e artérias. Porém, o componente mais importante destes vasos é o arterial, e, assim, quando há o seu rompimento, o sangue que vemos tem cor bastante vermelha.
Uma pessoa pode conviver toda a vida sem apresentar sintomas. Quando fazemos esforço repetidamente para evacuar (por exemplo, ao ler jornal no banheiro! Nas pessoas com prisão de ventre!), ou quando o indivíduo apresenta muitas idas ao toalete, aos poucos estes vasos vão sofrendo uma pressão, fazendo com que cresçam e desçam pelo canal anal. Neste momento, passamos a chamá-los de hemorroidas.
A doença hemorroidária é também hereditária e pode acometer as gestantes, devido à compressão causada pelo crescimento uterino.
Costumamos classificar as hemorroidas em externas e internas, podendo também o indivíduo apresentar os dois tipos, ou seja, hemorroidas mistas.
A melhora da função intestinal, através da maior ingestão de fibras e água são as principais medidas para iniciarmos o tratamento. Alguns pacientes podem também se beneficiar de tratamentos não cirúrgicos, como a ligadura de mamilos hemorroidários. A ligadura elástica dos mamilos é um dos métodos mais antigos e seguros para o tratamento ambulatorial das hemorroidas. Quando as hemorroidas internas são grandes e o paciente é muito sintomático (sangramento, incômodo anal, tumefação, prurido, muco retal ou sensação de umidade) recomendamos o tratamento através de uma das técnicas cirúrgicas.
Atualmente, recomendamos três tipos de técnicas cirúrgicas, que explicaremos a seguir:
- Utilização do Bisturi selador Ligasure para ressecção dos mamilos com selamento automático dos vasos – Hemorroidectomia com Ligasure
- Desarterializaçao e ligaduras internas dos mamilos utilizando-se um aparelho de Doppler-Método THD
- Utilizaçao de um grampeador-Técnica de Grampeamento ou PPH
Os três métodos proporcionam um retorno mais rápido do paciente para suas atividades profissionais e menos dor no pós-operatório, quando comparamos com a cirurgia convencional.
Hemorroidas são encontradas em até 5% dos indivíduos. O tratamento inicial é simples e pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes acometidos. Para os casos onde os mamilos são grandes e provocam muitos sintomas, o tratamento cirúrgico pode também restaurar a qualidade de vida e permitir uma vida normal!