Dicas para os Diabéticos

O diabetes melittus é uma doença endócrina caracterizada principalmente pelo aumento da glicose no sangue. Este aumento é secundário a uma produção anormal ou insuficiente de insulina pelo pâncreas, ou a uma resistência de sua ação. A insulina é o hormônio produzido no pâncreas e responsável, pela entrada da glicose para dentro das células. Na verdade a glicose para entrar na célula precisa da insulina como um “carreador”. Existem 2 tipos de diabetes, o tipo 1 em que há uma ausência da produção de insulina e o tipo 2 em que a ação da insulina esta prejudicada. Neste último caso a principal causa é o sobrepeso ou a obesidade.

Em todo mundo, novos casos de diabetes vem surgindo a cada ano. O número de casos atualmente é 170 milhões de pessoas em todo o mundo. Para 2030 estima-se que o número dobrará, o que afeta e afetará ainda mais a economia mundial. Portanto toda população deve saber avaliar seu risco de desenvolver diabetes. Segundo a associação americana de diabetes você deve saber que alguns fatores aumentam o seu risco: indivíduos > 45 anos; história familiar da doença; com sobrepeso ou obesos (IMC > 24.9); sedentários; portadores de hipertensão ou mulheres que tenham apresentado quadro de diabetes durante a gravidez. Esses indivíduos devem fazer um teste de glicose no sangue, pelo menos 1 anualmente, para que sejam diagnósticos o mais precocemente possível.

Para prevenir o diabetes é fundamental praticar exercícios regularmente, reduzir o peso, e ter uma alimentação saudável. Deve-se dar preferência a alimentos ricos em cereais e fibras, pobres em gordura e evitar o consumo de açúcar, leites integrais, pães e massas sem fibra.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *